domingo, 17 de junho de 2012

Navios fantasmas: S.S. Bachymo


O S.S. Bachymo é um cargueiro de aço de 1322 toneladas construído em 1914 na Suécia, pelos estaleiros Lindholmens Mek. Verks.  Originalmente  foi batizado de Ångermanelfven. Ele tinha 70m de comprimento e era propulsado por um motor à vapor de expansão tripla que desenvolvia até 10 nós de velocidade. O Ångermanelfven foi utilizado também na I Guerra Mundial (1914 – 1918) nas rotas alemãs entre o Império Alemão e o Reino da Suécia no Mar do Norte. Muitos soldados feridos transportados morreram a bordo Com a derrota da Alemanha e seus aliados na grande guerra. Após o tratado de Versalhes  a Alemanha teve que ceder uma grande parte da sua frota mercante como reparação de guerra, entre os navios de sua marinha mercante estava o Ångermanelfven que foi comprado pela companhia de navegação escocesa  Hudson Bay por um custo muito baixo e foi rebatizado de Baychimo. O Bachymo foi utilizado em rotas entre o Alaska e a costa escocesa da Inglaterra, visitando pontos de comércio e aldeias esquimó trocando  produtos industrializados e combustível por peles. Em 1º de outubro de 1931 ele encalhou próximo a cidade de Barrow no Alaska, a tripulação abandonou o navio e caminhou até a referida cidade pelo mar congelado. Dois dias depois o navio se soltou e a tripulação voltou. Porém encalhou novamente no dia 8 do mesmo mês, dessa vez de maneira mais funda no gelo, a tripulação reconhecendo a proximidade do auge do inverno decidiu abandonar o navio, com exceção de 15 membros que montaram um abrigo de madeira próximo ao navio para vigiá-lo caso ele desprendesse do gêlo. No dia 24 de maio uma violenta tempestade de neve fez os vigias perderem contato com o navio, presumiu-se que ele havia afundado. A partir daí inicia-se a vida fantasma do Baychimo. Alguns dias depois um caçador de baleias Inuit avistou o Baychimo flutuando 72 km posterior a posição do encalhe. A tripulação avaliou a belonave e concluiu que ela não sobreviveria ao inverno, então decidiu salvar a carga de peles por via aérea e abandonar o navio. Entretanto ele não afundou e, nas décadas seguintes foi avistado, por vários navios e pessoas, sendo que o último avistamento *concreto* (porque houveram outros não oficializados) do navio fantasma foi em 1969, 38 anos depois de ter sido abandonado, todas as tentativas de resgate do Baychimo ao longo das décadas falharam. Alguns avistamentos posteriores relatam o navio navegando com suas luzes acesas e caldeiras lançando fumaça, também parado sobre um imenso banco de neve, dormindo e aguardando o desgelo para continuar sua rota. Houve relatos, que ao avistarem a embarcação tentaram um contato de luz e, acreditem! Foi respondido, contudo quando a embarcão se aproximava do Baychimo ele desaparecia em um espesso nevoeiro. Também houve casos em que a embarcação que procurava resgatar era repelida por diversos disparos de armas de fogo e gritos de fúria na língua alemã. O navio é um fato. Incontestável. Claro que lendas surgem dificultando o esclarecimento da verdade, mas que a história é assombrosa, convenhamos, é sim!



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